Mais do que um grupo de pessoas que trabalham juntas, uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas que compartilham uma visão comum, objetivos, métricas e que colaboram, desafiam e se responsabilizam mutuamente para alcançar resultados excepcionais.
E quando os membros de um time podem se complementar e aprimorar uns aos outros por meio da reunião de suas habilidades únicas, o sucesso sempre surge. A longo prazo, as equipes com um objetivo claro e uma boa química impulsionam os resultados do negócio. A satisfação no trabalho aumenta, os colaboradores ficam envolvidos em seu trabalho e todos ganham.
Neste artigo, veremos por que formar equipes de alta performance é tão importante — e quais são as sete habilidades que um verdadeiro time deve desenvolver. Confira!
O que caracteriza uma equipe de alta performance?
A maioria dos membros de equipes de sucesso afirmam que além de ser divertido e gratificante trabalhar com colegas colaborativos, eles são solicitados a contribuir com seu potencial e aprendem muito ao longo do caminho.
As principais características das equipes de alto desempenho incluem:
- As pessoas têm confiança sólida e profunda umas nas outras e no propósito da equipe – elas se sentem livres para expressar sentimentos e ideias;
- Todos trabalham sintonizados para alcançar os mesmos objetivos;
- Todos sabem o que é esperado para alcançar as metas individuais e da equipe;
- Os membros da equipe ativamente dispersam a tensão e o atrito em um ambiente descontraído e informal;
- Todos têm a chance de contribuir nas discussões – até mesmo os introvertidos;
- Os membros da equipe agem a partir de prioridades claramente definidas;
- Conflitos são gerenciados. A crítica é construtiva e está orientada para a solução de problemas e remoção de obstáculos;
- Os membros mantêm uma comunicação aberta e relacionamentos positivos entre si;
- Todos têm papéis e procedimentos de trabalho claramente definidos;
- Nenhum membro individual é mais importante do que a equipe.
7 habilidades de uma equipe de alta performance (e como os líderes podem promovê-las)
1. Reconhecimento das individualidades
Grandes equipes são construídas por indivíduos diferentemente talentosos uns dos outros. As melhores equipes têm diversidade, ou seja forças diferentes formam a equipe: pensamento estratégico, criatividade, organização, habilidades de relacionamento. Os melhores líderes não apenas reconhecem esses pontos fortes, como também garantem que os membros das equipes se apreciem uns aos outros.
2. Feedback aberto
Equipes de alta performance estabelecem e praticam uma cultura de comunicação aberta. Os colaboradores fornecem e recebem regularmente feedback, independentemente da hierarquia, de maneira a aprimorar a eficiência da equipe e aprofundar seus relacionamentos. Os líderes podem exemplificar esse comportamento, requisitando feedback dos membros da equipe, respondendo de maneira positiva e incorporando a cultura do feedback na rotina de trabalho. É possível, ainda, iniciar um feedback crítico revelando primeiramente suas próprias falhas. Você já considerou essa possibilidade?
3. Comprometimento geral
O comprometimento de todos os membros da equipe é fundamental – um com os outros, com a organização e com seu próprio crescimento individual. Os líderes podem promover isso garantindo que todos entendam a importância de seu papel para a equipe e como seus pontos fortes e habilidades específicas contribuem para o sucesso da equipe como um todo. Não é apenas sobre o impacto individual; é também sobre como cada membro da equipe influencia positivamente o grupo.
4. Compartilhamento de conhecimento
Equipes de alto desempenho aprendem e aprimoram tudo o que fazem. Os integrantes se preocupam com o desenvolvimento uns dos outros e implementam processos compartilhados e métodos de interação que facilitam o aprendizado e, por fim, levam a um melhor desempenho. Como líder, desenvolva uma cultura de aprendizado incentivando repetidamente os funcionários a refletir sobre o que aprendem, em seguida compartilhando seus aprendizados com os outros do time.
5. Confiança mútua
O verbo que define uma equipe de alta performance é: confiar. Isso porque confiança é a base de qualquer grande relacionamento. Quando você acredita que os membros de sua equipe são competentes e confiáveis, você pode gastar menos tempo se preocupando sobre como as coisas serão realizadas e mais tempo realizando juntos. Os líderes podem fomentar uma cultura de confiança apreciando bons comportamentos, mas também liderando pelo exemplo. Por exemplo, que tal dar mais autoridade para quem merece confiança? O reconhecimento estimula o desenvolvimento.
6. Integridade
Como dissemos, você precisa confiar naqueles que são de sua equipe e eles precisam confiar em você. Mas, sem dúvida, a confiança é resultado da integridade das pessoas em uma relação. Não importa que você acredite que sua equipe é talentosa, tudo é absolutamente inútil sem integridade, que significa fazer a coisa certa pelas razões certas, mesmo quando ninguém está assistindo, e saber que todos da sua equipe estão fazendo o mesmo.
7. Empatia e respeito
Equipes de alta performance adotam a empatia como um princípio ético. Isso significa que um membro tem a capacidade de colocar-se no lugar do outro. O que é importante porque ao se perguntar “como eu reagiria se fosse o outro?” um indivíduo começa a entender melhor as motivações da outra parte, o que aumenta a sintonia e colaboração das relações de forma geral.
Lidere pelo exemplo sempre. Com certeza em sua trajetória, você passará por inúmeras situações em que terá que fazer críticas construtivas, mostrar que um caminho não é correto ou que a postura de alguém não está adequada. Mas nunca deve fazer isso de forma rude ou desrespeitosa. Afinal, se você deseja uma equipe unida e motivada, deve garantir que nenhum colaborador sinta-se desprestigiado. Lembre-se: ressentimento e motivação nunca andam juntos.
Adriano Souza
Empreendedor
Animal Health Business