Quadro pode trazer outros problemas de saúde nos animais, como o diabetes, por isso, deve ser tratado
Muitos tutores ainda têm uma visão equivocada em relação à aparência e ao peso de seus animais de estimação. O que pode parecer “fofo” para alguns pode, na verdade, representar um problema grave de saúde para o animal. Neste Dia Mundial da Obesidade, a médica-veterinária fundadora da rede de hospitais veterinários Pet Care, Carla Berl, destaca a importância de se tratar a obesidade em animais de estimação como uma doença que requer atenção e cuidado.
Segundo a profissional, a obesidade pode causar diversos problemas de saúde, como doenças metabólicas, endócrinas, articulares, hepáticas e vasculares. Infelizmente, muitos tutores não percebem que seus animais estão acima do peso e muitas vezes não os exercitam o suficiente, principalmente se moram em apartamentos.
Por isso, a veterinária enfatiza a importância da visita anual ao veterinário para avaliar a condição nutricional do animal e identificar possíveis problemas de saúde. O tratamento para um animal obeso envolve uma dieta rebalanceada, exercícios físicos e acompanhamento constante do veterinário para garantir que o emagrecimento seja gradual e saudável.
Para Carla, o tratamento do pet obeso é um comprometimento não só do veterinário, mas também da família, que deve seguir as orientações e cuidar do animal de forma responsável. Ela ressalta que ver um animal curado da obesidade é uma experiência gratificante, pois eles se tornam mais ativos, saudáveis e felizes.