De acordo com o Sindan, aumento é impulsionado pela dedicação aos cuidados dos animais.
O mercado de produtos para animais de estimação, principalmente cães e gatos, tem apresentado um movimento crescente no Brasil. Segundo a Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a previsão é que o segmento cresça 15,8% em 2023 e 15% em 2024.
O Brasil já ocupa o 3° lugar no ranking mundial de países com mais animais de estimação, totalizando uma população de 149,6 milhões de pets. Nos últimos dez anos, a fatia de vendas do setor relacionada aos animais de estimação subiu de 15% para 25%. Mesmo em meio às dificuldades econômicas provocadas pela pandemia, houve um aumento de 30% na presença de animais de companhia nos lares brasileiros em 2021.
Esse cenário tem impulsionado o mercado de produtos e serviços para atender à crescente demanda, incluindo empresas que oferecem alimentos especializados, cuidados veterinários e outros acessórios para a saúde e bem-estar dos animais. Também surgiram novas empresas para atender a nichos específicos do mercado, como alimentos naturais e orgânicos, roupas para animais de estimação e serviços de creche.
É importante destacar que o mercado pet possui características especiais e demanda abordagem veterinária e mercadológica diferente do restante do segmento animal. Esse crescimento constante, além de beneficiar a empregabilidade dos veterinários, também impulsiona a evolução de estabelecimentos comerciais no Brasil.
A conscientização sobre os benefícios dos animais de estimação para a saúde e o bem-estar das pessoas e a relação cada vez mais afetuosa entre tutores e seus pets são fatores que contribuem para a busca crescente pelos companheiros de quatro patas. No entanto, é importante lembrar que os animais de produção têm extrema importância para a indústria veterinária brasileira e também estão em crescimento, impulsionado pela retomada do mercado leiteiro e pela melhora nos custos de produção.
Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela equipe Animal Health Busines