Zootecnistas descrevem as principais características físicas e comportamentais da raça
O Gato Norueguês da Floresta é uma raça felina impressionante e distinta, com uma aparência musculosa e uma pelagem brilhante, ligeiramente áspera e estruturada. A zootecnista e estudante de Medicina Veterinária, Danieli Zanoni Cypriano, descreve a cabeça do gato como tendo um formato triangular, com todos os lados igualmente longos e a testa levemente arredondada. Seus olhos grandes, ovais e levemente oblíquos devem estar sempre com uma expressão alerta.
Além de sua aparência marcante, o Norueguês da Floresta tem um corpo longo, forte, extremamente musculoso e com ossos sólidos e estruturados, com pernas fortes e longas – as traseiras maiores que as dianteiras. Essas características permitem que ele salte muito alto, seja rápido, ágil, preciso e forte durante a caçada. Como resultado, essa raça de gato é um exímio caçador e tem uma excelente saúde, o que permitiu que ela se adaptasse e sobrevivesse por séculos no clima hostil da península da Escandinávia.
Danieli destaca que o Norueguês da Floresta é um animal muito carinhoso, calmo e companheiro, e adora a companhia de outras pessoas e pets. Eles geralmente escolhem um ou dois membros da família para serem seus tutores do coração e estarão sempre perto deles, seja dormindo, pedindo ou retribuindo carinho, assistindo televisão e observando toda a movimentação dentro de casa. No entanto, quando se trata de colo, alguns gostam, enquanto outros preferem ficar próximos apenas.
Com estranhos, o Norueguês da Floresta pode ser reservado no início, mas geralmente estuda os convidados de longe ou de perto, cheirando e reconhecendo as pessoas que não fazem parte de sua rotina. A partir do momento em que se sente confortável, ele faz questão de manter contato físico mais íntimo, se esfregando nas pernas das visitas ou, até mesmo, subindo no colo. Lucas Cypriano, outro zootecnista, menciona que o peso desse gato varia de acordo com a linha de sangue trabalhada, mas, no geral, as fêmeas podem atingir de 4kg a 9kg e os machos entre 5kg e 10kg.
Em termos de energia, o Norueguês da Floresta é um gato de atividade moderada, e não é um felino que brinca com a água, derruba objetos ou vocaliza. Até os dois anos de idade, eles gostam bastante de correr e brincar, mas com o avançar da idade, esses momentos de atividades se tornam mais curtos e raros. Seus miados não são frequentes e, quando miam, o som é suave, podendo ser comparado com o som de um arrulho de pombo.