Docente explica como graduandos de Veterinária podem vivenciar essa experiência
A iniciação científica é uma oportunidade para graduandos em Medicina Veterinária aprimorarem o conhecimento adquirido durante a graduação e se prepararem para a vida profissional. Mas como essa experiência pode auxiliar no mercado de trabalho e na evolução profissional como um todo?
Para responder a essa pergunta, entrevistamos o professor doutor Pierre Barnabé Escodro, do curso de Medicina Veterinária, Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Alagoas. Escodro explica que as bolsas de iniciação científica têm como objetivo conectar os alunos da graduação em Medicina Veterinária com a área de pesquisa, promovendo a interação da formação do futuro profissional com a geração e produção de conhecimento para a sociedade.
Existem basicamente dois programas de bolsa de iniciação: o PIBIC, com foco na área de pesquisa e docência, e o PIBITI, com foco na conexão do aluno com P&D em empresas privadas e instituições públicas. Para conseguir uma dessas bolsas, o estudante deve estar atento aos editais institucionais anuais, com fomento de bolsas, que são abertos de forma nacional pelo CNPq e estadual pelas FAP’s.
Escodro destaca que os planos de trabalho das bolsas de IC duram 12 meses, com atividades e entregas a serem definidos no projeto inicial, normalmente, com pesquisas clínicas, comportamentais, nutricionais e de desenvolvimento de produtos e processos para animais. Ele ainda comenta que, nacionalmente, apenas os docentes com doutorado podem coordenar os projetos, por terem mais experiência no desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos para a sociedade.
A iniciação científica é uma oportunidade única para os estudantes de Medicina Veterinária aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, bem como desenvolverem projetos relevantes para a sociedade. Para conhecer relatos de veterinários e graduandos de Medicina Veterinária que passaram por essa experiência, acesse a revista on-line e leia a reportagem completa.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Animal Health Business.